Passou por aqui? Deixe um comentario!

Olá gente! Sou biólogo, me formei a alguns anos, sou encantado pelo que faço (Análises Clínicas), mas também amo todas os ramos da Biologia. Nesta página pretendo mostrar as diversas áreas que um biólogo pode atuar, além de, a cada atualização, escerver um pouco sobre algum animal ou planta em extinção, ou conforme a curiosidade dos que acessarem esta página e pedirem algum ser em especial. Também irei comentar e divulgar acontecimentos e descobertas, além de eventos e oportunidades na área da Biologia. Espero que gostem e boa leitura.

Biólogo

Biólogo
Símbolo da Biologia (Click para ver o Significado)

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Até amanhã...

Olá gente! Desculpe por não postar nada hoje, é que estou de plantão, não tive tempo de pesquisar para vocês, mas amanhã estou de volta e prometo postar algo bem legal para todos.

Ass.: O Biólogo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aqui vamos então com uma área de atuação do Biólogo:

Dentre as áreas que um biólogo pode atuar, podemos destacar a BIOQUÍMICA.

Bioquímica é a ciência que estuda os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos. Trata da estrutura e função metabólica de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas. A bioquímica estuda as propriedades de moléculas biológicas importantes, como as proteínas e os ácidos nucléicos, e em particular a química de reações catalisadas por enzimas, através de diversas áreas de estudo como do código genético, da síntese de proteínas, do transporte de membrana celular e transdução de sinal.

Bioquímico é o profissional que aplica as leis da química para o entendimento e aplicação tecnológica dos organismos vivos, ou seja, de um modo geral, estuda processos químicos que ocorrem para a manutenção da vida e usa este conhecimento para benefícios comerciais ou aplicação nas áreas de saúde, agropecuária e indústria.

Os bioquímicos utilizam ferramentas e conceitos da química e da biologia, particularmente da química orgânica, físico-química, biologia celular e genética, para a elucidação do sistema vivo.

Desta forma o bioquímico possui conhecimentos científicos, capacitação técnica e habilidades para atuar em ensino superior, pesquisas, indústrias e serviços, além de aprender sobre os princípios éticos e legais relativos à profissão no âmbito do seu exercício profissional, podendo atuar em:

  • Universidades públicas e privadas;
  • Indústrias bioquímicas, farmacêuticas, agroquímicas, químicas e biotecnológicas;
  • Empresas de biotecnologia;
  • Fundos de investimento financeiro em biotecnologia;
  • Escritórios de advocacia especializados em patentes de biotecnologia e biodireito;
  • Órgãos e institutos governamentais. No Brasil, são exemplos: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Metrologia,Petrobras, Fundação Ezequiel Dias, Instituto Butantã, Instituto Nacional da Propriedade Industrial Instituto Nacional de Tecnologia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária;
  • Laboratórios de análise genética: testes de paternidade e identificação de transgênicos, testes de variabilidade entre espécies animais, vegetais e microbianas, na manipulação genética de organismos visando a obtenção de características desejáveis; demais testes genéticos que deverão surgir com o desenvolvimento da área;
  • Laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de áreas afins com bioquímica, tais como alimentos, nutrição, veterinária, agrícola, farmacêutica, cosméticos, biotecnológica e outras que necessitem de coordenação em pesquisa bioquímica;
  • Laboratórios de pesquisa em biotecnologia - Projeto Genoma, Projeto Proteoma;
  • Laboratórios de pesquisa em diversas áreas relacionadas, como biologia celular, biofísica, biologia molecular, fisiologia, endocrinologia, microbiologia, farmacologia, bioenergética, química orgânica, imunologia, entre outras;
  • Operadores e desenvolvedores de equipamentos e programas computacionais sofisticados voltados para biotecnologia e bioquímica, com treinamento especializado na realização de testes e avaliação de resultados, para atuação em laboratórios e indústrias públicas ou privadas;
  • Gerentes de biossegurança;
  • Auxílio na montagem e construção de projetos de laboratórios e de indústrias;
  • Bioética;
  • Perícia criminal: perito criminal nas áreas de genética forense e química forense;
  • Laboratórios de análises clínicas e análises toxicológicas;
  • Laboratórios de análises ambientais e de análises de água; bioquímica e química ambiental
  • Laboratórios de controle de qualidade.

Então aqui foi uma das maravilhas em que o Biólogo está envolvido.

Até mais gente.

Ass.: O Biólogo

quarta-feira, 28 de abril de 2010

1º animal em extinção

Vamos ao primeiríssimo animal em extinção que vou retratar aqui.

É muito linda:

A Águia Real.

Também chamada de Harpia.
O nome científico é Harpia harpyja (nome científico é um jeito que os pesquisadores encontraram de dar um mesmo nome para uma espécie que vive em diversos locais).
Vive em florestas tropicais, é rápido e possante em suas investidas, sendo capaz de levar para uma árvore uma presa de grande porte (pequenos mamíferos e aves). Vocês não vão acreditar, mas essa ave pode chegar a 40 anos de vida. Tem entre 50 a 90 centímetros de altura, uma envergadura de até 2 m e um peso variando entre 4 e 4,5 Kg quando macho e entre 6 e 9 Kg quando fêmea. Atualmente, a harpia encontra-se praticamente restrita à Floresta amazônica, devido à caça predatória do homem.

A causa principal de sua extinção é a destruição de seu habitat, uma vez que necessita de grande espaço para sobreviver.

Lindo não é gente?
depois vem mais

Ass.: O Biólogo

* http://www.saudeanimal.com.br/extinto7.htm







Apresentação

Olá gente! Sou biólogo, me formei a alguns anos, sou encantado pelo que faço (Análises Clínicas), mas também amo todas os ramos da Biologia. Nesta página pretendo mostrar as diversas áreas que um biólogo pode atuar, além de, a cada atualização, escerver um pouco sobre algum animal ou planta em extinção, ou conforme a curiosidade dos que acessarem esta página e pedirem algum ser em especial. Também irei comentar e divulgar acontecimentos e descobertas, além de eventos e oportunidades na área da Biologia. Espero que gostem e boa leitura.

Ass.: O Biólogo.